segunda-feira, 14 de junho de 2010

Perigos de contaminação de alimentos.

Segundo Germano (2003), considera-se manipuladores de alimentos todas as pessoas que podem entrar em contato com um produto comestível em qualquer etapa da cadeia alimentar, desde a fonte até o consumidor.
Ainda segundo Germano (2003), as principais formas de contaminação dos alimentos referem-se aos perigos físicos, químicos e biológicos que podem afetar a qualidade dos produtos nas fases de produção, transporte, armazenamento, preparo e distribuição.

Perigos físicos :
Podem ser advindos de fragmentos como ossos e cartilagens, espinhas das próprias matérias-primas, também podem surgir da incorporação de materiais estranhos no alimento tais como pedaços de madeira, metal, vidro ou plástico que se desprenderam de equipamentos ou utensílios utilizados na preparação dos alimentos.

Perigos químicos:
Pode ser caracterizado pela adição de resíduos de substancias tóxica empregadas na higienização de equipamentos e utensílios utilizados na cozinha, ou a utilização de diluições inadequadas, ou podem se originar durante o processo industrial, prejudicando assim o alimento.

Perigos biológicos:
Podem ser causados por vírus bactérias, fungos, protozoários e helmintos que venham a contaminar os alimentos em sua origem ou durante seu processamento.
Por este motivo se faz necessário a avaliação e o cuidado com produtos, assim como o cuidado e atenção em todas as fazes do processamento do alimento.

Regras de ouro” da OMS para a preparação higiênica dos alimentos

1. Escolher alimentos tratados de forma higiênica
2. Cozinhar bem os alimentos
3. Consumir imediatamente os alimentos cozidos
4. Armazenar cuidadosamente os alimentos cozidos
5. Reaquecer bem os alimentos cozidos
6. Evitar o contato entre os alimentos crus e os cozidos
7. Lavar as mãos constantemente
8. Manter escrupulosamente limpas todas as superfícies da cozinha
9. Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais.



Contribuição das alunas do 4º período do curso de Nutrição do CESUPA:
Diessik Cavalcante, Juliana Malcher e Taissa Araujo