segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novidades para Celíacos



Atualmente é crescente o índice de pessoas com intolerâncias alimentares, sobretudo ao glúten que se expandiu e tornou-se uma das mais comuns no mundo. Os problemas associados a esta doença despertam o interesse em estudá-la, e obter novas formulações de produtos alimentícios de baixo custo para a dieta alimentar de portadores de doença celíaca provenientes de camadas sociais de baixa renda. Neste contexto foram desenvolvidos produtos na área de panificação, isentos de glúten, no curso de Nutrição do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) pelas alunas Fernanda Claudia Cruz Chagas e Mikaela Moreno Vasconcelos de Araújo(hoje,egressas).
Contribuição da Profª Luciane Brasil da disciplina Tecnologia de Alimentos.








sábado, 3 de abril de 2010

Curiosidades da Gastronomia



Bacalhau:

Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal
.








Arroz:

Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.





Café:


O pó de café ficará como se fosse moído na hora se você o guardar num recipiente fechado dentro da geladeira

sexta-feira, 2 de abril de 2010

XXII Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos

Atenção: Alunos e profissionais de Nutrição e áreas afins que queiram participar do XXII CBCTA a ser realizado na cidade de Salvador no período de 7 a 10/11 de 2010, o recebimento de trabalhos cientificos para o evento vai até o dia 20/07/2010, as normas estão no site do evento:
http://www.cbcta.com.br/index.asp
Não percam este evento!

Plantas medicinais

Publicada uma nova legislação sobre as plantas medicinais e a palavra chá não deve ser utilizada para designar o produto.

Em breve postarei a legislação publicada pela ANVISA...aguardem!

Anúncio de alimentos terá advertências sobre riscos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai regulamentar a propaganda de alimentos. Uma portaria será editada em meados de abril com normas para a inclusão mensagens de advertência, no caso de produtos que ameacem a saúde do consumidor. As frases serão incluídas na propaganda veiculada nos nos meios de comunicação e no material de publicidade disponível nos pontos de venda.A ideia é alertar os consumidores sobre o risco do consumo excessivo de alguns alimentos e a associação entre a composição do produto e doenças, como por exemplo: bebidas açucaradas e obesidade; gorduras saturadas e diabetes tipo 2; gordura trans e doenças cardiovasculares; gordura de origem animal e câncer; açúcar livre e cárie.

leia mais no site: http://www.asbran.org.br/sitenovo/noticias.php?dsid=464